Nosso Blog

Notícias e informações, sobre os principais fatos e acontecimentos que envolvem o meio escolar e o distrito de São José da Reserva, Santa Cruz do Sul - RS. A criatividade, ideias, escritos, vídeos, áudios e fotografias produzidos pelos alunos da EMEF Emanuel. Um canal de comunicação, de prestação de serviço, da escola à comunidade.

terça-feira, 15 de outubro de 2013

15 de outubro, Dia do Professor

Parabéns a todos que tem a missão e responsabilidade de educar, ensinar e provocar a curiosidade dos alunos. Guerreiros que tem o nobre papel de formar os jovens, transmitindo a eles conhecimentos e experiências e, por isso, contribuem diretamente para que caminhemos para uma sociedade mais justa e igual.

"Fracassei em tudo o que tentei na vida.
Tentei alfabetizar as crianças brasileiras, não consegui. 
Tentei salvar os índios, não consegui. 
Tentei fazer uma universidade séria e fracassei. 
Tentei fazer o Brasil desenvolver-se autonomamente e fracassei. 
Mas os fracassos são minhas vitórias. 
Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu". (Darcy Ribeiro)

“Não basta saber ler que Eva viu a uva. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho.” (Paulo Freire)



terça-feira, 1 de outubro de 2013

Desfile 7 setembro: EMEF Emanuel em SCS

              
                                                                Judô
                                                                 Dança
                                                               Vôlei
                                                                                                                            Ass: Bruno Ledur

sábado, 7 de setembro de 2013

INDEPENDÊNCIA

 Neste sábado, 07 de setembro, EMEF Emanuel participará do desfile cívico em Santa Cruz Do Sul.
Convidamos todos para prestigiar o desfile da nossa escola.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Hoje na história: 27 de agosto

MARTE ATINGE MENOR DISTÂNCIA DA TERRA EM QUASE 60 MIL ANOS
27 de agosto de 2003

Em um dia como este, no ano de 2003, o planetas Terra e Marte atingiram a sua maior aproximação em um período de quase 60 mil anos. Eles ficaram a menos de 55,76 milhões de quilômetros de distância, segundo os astrônomos. Apesar da "proximidade", a olho nu o planeta vermelho ficou parecido com uma estrela de brilho intenso. Contudo, com o uso de telescópios mais potentes foi possível avistar alguns detalhes de maneira inédita.

A última vez que houve tamanha proximidade foi em 12 de setembro de 57.617 a.C, quando os dois planetas ficaram a 55,72 milhões de quilômetros, ou seja, 40,2 mil quilômetros mais perto do que em 2003. A próxima aproximação irá ocorrer em 28 de agosto de 2287.

O fenômeno foi possível por conta da oposição periélica, uma conjunção de dois fatores: Marte ficou no ponto de sua órbita mais distante do Sol ao mesmo tempo em que se oporá a ele tendo como referência a Terra. Assim ficaram alinhados, respectivamente, Sol, Terra e Marte.


É LANÇADO O GUINNESS, O LIVRO DOS RECORDES
27 de agosto de 1955

No dia 27 de agosto de 1955 era lançado o Guinness World Records, uma publicação de periodicidade anual na qual constam recordes dos mais variados tipos, reconhecidos internacionalmente. Trata-se do livro mais vendido do mundo com direitos autorais. Em 2003, o livro chegou a 100 milhões de cópias vendidas, desde a sua primeira edição em 1955.

A origem da publicação é curiosa. Em 10 de novembro de 1951, Sir Hugh Beaver, um diretor administrativo da cervejaria Guinness, se envolveu em uma discussão durante uma caçada de qual seria a ave de caça mais veloz da Europa. Em meio a essa curiosidade, ele se deu conta que talvez uma publicação com respostas para esse tipo de pergunta pudesse fazer sucesso. Beaver decidiu contratar uma agência em Londres, pertencente a Norris McWhirter e Ross McWhirter, para fazer esta pesquisa. O resultado foi a publicação do livros dos recordes em 1955 e, no Natal daquele ano, o livro, que se tornaria o Guinness Book of Records, havia chegado ao topo da lista dos mais vendidos do Reino Unido.

Atualmente, os recordes vão desde o homem mais baixo do mundo, até quem consegue jogar um ovo o mais longe possível, ou passar roupa por mais horas seguidas. Alguns recordes também foram banidos, como por exemplo “o gato mais pesado do mundo”, pois vários proprietários de animais passaram a alimentar seus felinos de maneira desenfreada apenas para constar no livro. Em 2005, o Guinness designou o dia 9 de novembro como "Dia Internacional Guinness World Records" para incentivar a quebra de recordes mundiais, e a data se transformou em um grande sucesso.

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Projeto reaproveita materiais recicláveis na confecção de brinquedos


Desde a Semana do Meio Ambiente (de dois a nove de junho), a professora da pré-escola da Escola Emanuel, Tatiana Arend, desenvolve um mini-projeto que visa a conscientização sobre a importância de reciclar materiais que iriam normalmente parar no lixo. Com os materiais trazidos pelos alunos de casa, foram construídos brinquedos como trenzinho "porta-trecos" (com copinhos de iogurte), aranhas de garrafa PET, borboletas de rolinho de papel higiênico e bonequinhos de dobraduras de jornal. "Esse trabalho auxilia no entendimento dos alunos, no sentido de que quanto menos lixo produzirmos, mais iremos conservar a natureza", diz a professora Tatiana. 

Essas atividades são realizadas diariamente pelos estudantes, levando em conta as datas comemorativas e também estão inseridas no tema da Semana da Pátria 2013 em Santa Cruz do Sul, Escotismo: consciência ambiental para um município saudável.

Reportagem: Leandro Junhkerr Porto, acadêmico de Jornalismo. 

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Hoje na História: seis de agosto

EUA LANÇAM BOMBA ATÔMICA EM HIROSHIMA
06 de agosto de 1945


A primeira bomba atômica do mundo era lançada em um dia como este, no ano de 1945. Às 8:16, no horário japonês, um bombardeiro B-29 dos EUA, o Enola Gay, jogava a bomba atômica apelidada "Little Boy" sobre a cidade de Hiroshima. Cerca de 80 mil pessoas foram mortas em um resultado direto da explosão e outras 35 mil foram feridas. Ao menos 60 mil morreram até o final do ano por conta dos efeitos da bomba.

Havia 90 mil edifícios em Hiroshima antes do lançamento da bomba, apenas 28 mil permaneceram após o bombardeio. Dos 200 médicos da cidade antes da explosão, somente 20 sobreviveram ou ficaram aptos ao trabalho. Havia 1.780 enfermeiras antes, somente 150 puderam ajudar os doentes e feridos após o ataque.

MORRE O ESCRITOR JORGE AMADO, AOS 88 ANOS
06 de agosto de 2001


No dia 6 de agosto de 2001 morria, em Salvador (BA), Jorge Leal Amado de Faria, um dos grandes escritores brasileiros, vítima de uma parada cardiorrespiratória aos 88 anos. Jorge Amado é o autor com maior quantidade de obras adaptadas para a TV, como os casos dos sucessos Tieta do Agreste, Gabriela, Cravo e Canela e Teresa Batista Cansada de Guerra, além de Dona Flor e Seus Dois Maridos. Sua obra literária também foi adaptada para o cinema, teatro e serviu de inspiração para enredos de escolas de samba. Nascido em Itabuna (BA), no dia 10 de agosto de 1912, ele escreveu 49 livros, sendo alguns editados em 55 países, em 49 idiomas. Ele só foi superado em número de vendas pelo escritor Paulo Coelho. Seus livros têm como temas injustiças sociais, folclore, política, crenças e tradições e a sensualidade do povo brasileiro.


Pesquisa: Leandro Junhkerr Porto

Poesia da Kamily

A Kamily, do 5º ano, é outra aluna da EMEF Emanuel que gosta de escrever poesias. Abaixo, uma que mostra um pouco o que ela pensa sobre o amor. 

O amor (Kamily Vitória Maieron)

Na vida todas as pessoas amam,
Sentem isso com o coração,
Mas também com suas lágrimas,
Por que no amor também se sofre.

Se você quer saber, o amor,
Traz felicidade, alegria e prazer.
Muita gente gosta disso,
Mas não gosta de sofrer.

O amor e a amizade,
São as melhores coisas do mundo.
Se vocês souber usar,
Deus te dará tudo em dobro.

Não deixe de lado o amor,
Porque sem ele você não aprende a viver.
A história da nossa vida,
É o amor que vai fazer.

Poesias do Lucas

O aluno Lucas Cortes, do 5º ano, escreve poesias. Algumas foram durante a oficina pedagógica do Programa Mais Educação, outras em sala de aula. Bem, o que importa mesmo é a disposição do rapaz às letras inspiradas. Compartilhamos algumas. Em seguida traremos mais textos e novos poetas da Emanuel. 

Os esportes (Lucas Cortes)

O esporte exige força
E também contribuição
Os corredores correm e correm
E ficam com pouco ar no pulmão.

Tem todo tipo de esporte
Tem de correr, pular,
Chutar, nadar e arremessar.

Eu gosto de vôlei
E gosto também de futebol
Eu gosto de correr
E as vezes jogo beisebol.

No fim da corrida
É uma vitória
Os corredores ficam felizes
E com muita glória.


Os sonhos (Lucas Cortes)

A meia noite chegou
Todos foram deitar
Os sonhos chegaram
E começamos a gaguejar

Eu na minha cama
Com frio nos dedos
Um ruidinho
E já fico com medo.

Quando começo a sonhar
Tem estrelas e luar
Quando vê já muda tudo
E eu começo a voar

Um sonho é legal
As vezes é ruim
A gente sonha de tudo
Até com pinguim


Coisas da natureza (Lucas Cortes)

A natureza é tudo
Tudo que Deus fez
Amor, paixão, igualdade,
Tudo isso de uma só vez.

Riachos lindos,
Com água cor azul anil
Cheio de peixes
E do lado tem um rio.

Um céu maravilhoso
Com um sol ardente
Se tem arco-íris
É um céu sorridente.

Um chão lindo
Cheio de grama
Tapado de folhas
Até parece uma cama.


O amor (Lucas Cortes)

O amor é legal
Que mexe o coração
Saudade, amizade, fraternidade,
E muita paixão.

Os namorados vivem felizes
E com muito amor
O mundo dá uma volta
O casal se separa e é uma dor

Quando se separam
Ficam com muita saudade
Se veem na escola
E começam uma amizade

O casal está em casa
E ligam a tevê
Querem olhar um filme
E não acham o CD.

Reunião do Grêmio define projeto de educação no trânsito


Em 30 de julho, os alunos participantes da direção do Grêmio Estudantil, reuniram-se com a vice-diretora Marcia Luedtke e a professora responsável Tatiana de Camargo Arend, com o objetivo de organizar um projeto sobre educação no trânsito. Os representantes do Grêmio trouxeram várias ideias de atividades para serem aplicadas e desenvolvidas pelas turmas de 6º ano e 8ª série.

“Trânsito versus valores da vida” foi definido como título do projeto, que visa, através da educação no trânsito, conversar, pensar e agir em favor do bem comum, As atividades acontecem a cada 15 dias, nas terças-feiras, e também na terceira quinta-feira de cada mês. Os encontros para preparação de cada aula serão realizados nas aulas de religião, aproveitando a abordagem do tema trânsito.

A reunião do grêmio também teve como objetivo a organização inicial de peça teatral em homenagem ao dia dos professores.  

Reunião aconteceu na sala de professores da EMEF Emanuel

terça-feira, 11 de junho de 2013

Hoje na História: Dia da Marinha Brasileira



          Em 11 de junho é comemorado o Dia da Marinha Brasileira, uma das três forças armadas do país. A Marinha exerce um papel de extrema importância para a nação brasileira, uma vez que é responsável pela condução das operações navais em nossas águas. Este valor é ainda maior se considerarmos o fato do Brasil possuir mais de 8.500 km de fronteira marítima. Atualmente, a Marinha Brasileira é a maior da América Latina. O primeiro passo para a criação da Marinha Brasileira foi dado em 1736, por João V de Portugal, que ordenou a fundação da Secretaria de Estado dos Negócios da Marinha. O órgão em si nasceu em 10 de junho de 1999 com sua subordinação ao Ministério da Defesa e a extinção do antigo Ministério da Marinha.

O MAR E SUA IMPORTÂNCIA

          Não há país que disponha de litoral e não identifique interesses no mar. Estes, resultantes dos anseios, necessidades, possibilidades e cultura de um povo, materializam-se no que se convencionou chamar de política marítima do país. Seus objetivos, de ordem política, econômica e militar dependem, para serem alcançados, da adequada obtenção e do emprego de meios apropriados, isto é, dependem de uma estratégia marítima, que prepare e empregue convenientemente o poder marítimo. De conceito extremamente abrangente, esse poder é constituído de tudo aquilo que, de alguma forma, se relaciona com a navegação, o transporte aquaviário, a pesca, a extração do petróleo do subsolo marinho, o esporte náutico, as indústrias afins, a população que o integra, a política governamental que o rege e, acima de tudo, a vocação marítima do povo. Finalmente, há por mencionar o poder naval, braço armado do poder marítimo, destinado a defender os interesses da nação no mar e, ali, garantir-lhe a integridade e soberania. Por seu intermédio, assegura-se ao país o direito ao uso econômico e estratégico do mar.
          No caso do Brasil, os interesses marítimos são históricos e amplos. O mar foi nossa via de descobrimento, de colonização, de invasões, de consolidação da independência, de comércio e de agressões, além de arena de defesa da soberania em diversos episódios, inclusive em duas guerras mundiais, neste século.
          Do ponto de vista econômico, 95% de todo o comércio exterior brasileiro são transportados por via marítima, o que significa, entre exportações e importações, algo em torno de cem bilhões de dólares por ano, sem contar o custo do próprio frete, que gira em torno de seis bilhões de dólares anuais, quase o mesmo valor da receita obtida com toda a exportação de minério de ferro, soja e café.
          Ademais, 80% do petróleo nacional são extraídos do subsolo marinho, num total de um milhão de barris/dia. Do mar, também, retira-se uma infinidade de outros recursos econômicos, desde a pesca, sal, algas e uma vasta gama de compostos orgânicos até minerais e matérias primas diversas. Tal fonte, quase ilimitada, tende a aguçar os interesses e a desenvolver dependências. No caso do Brasil, onde hoje já representa muito, poderá tornar-se a virtual fronteira econômica do futuro.

Texto/pesquisa: Leandro Porto (Fonte principal: http://www.mar.mil.br/)

terça-feira, 4 de junho de 2013

Horta escolar incentiva alunos a permanecerem no campo

          Reportagem: Suelen Barboza, Leticia da Silveira, Isadora Rabusky e Gustavo Junkherr.

Alunos se prontificaram a auxiliar no trabalho de conservação da horta escolar
Criada em 2002 pelo professor Luis Kaufmann, a horta da Escola Emanuel surgiu com  o intuito de qualificar a alimentação e incentivar os alunos a seguirem sua vida no campo.  O trabalho de manutenção da horta acontece nas tardes de sexta-feira, coordenado pelo diretor Juliano Ottes, com o auxílio dos alunos voluntários. Os alimentos produzidos são usados na merenda e alguns vendidos a professores. Com o lucro são comprados mais sementes para o plantio. 
          "Logo quando o campo foi comprado para a construção da escola o objetivo era um colégio agrícola, mas isto não chegou a ser concretizado. Uma escola agrícola necessita de mais campo para a produção, mais locais para hortas e plantações",  disse  a secretária da EMEF Emanuel, Janete Junkherr. A Escola Emanuel está localizada em São José da Reserva, 8º distrito de Santa Cruz do Sul
                             

   
















Hoje na história

        Em 4 de junho de 1992, líderes de 178 nações iniciam a ECO 92, ou Rio 92, no Rio de Janeiro. Esta conferência teve grande importância histórica ao chamar a atenção da opinião pública mundial, pela primeira vez, para as ligações entre os problemas ambientais do planeta, as condições econômicas e a justiça social.
A Eco 92 também abriu o caminho para o Protocolo de Kyoto (1997), acordo internacional que visava controlar as emissões de gás do efeito estufa. Ainda assim, a ausência de metas concretas fez com que muitos considerassem a Eco-92, na época, uma "decepção".
Uma nova conferência aconteceu em 2012, denominada Rio+20. No entanto, poucas decisões efetivas resultaram desse novo encontro. (Trechos desse texto foram extraídas do site http://noticias.terra.com.br)
Confira no vídeo, no qual O físico José Goldemberg, ex-Ministro do Meio Ambiente do Brasil, cargo que ocupou em 1992, traça um paralelo entre a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento - Eco 92 e a Rio+20. 



terça-feira, 28 de maio de 2013

EMEF Emanuel realiza Dia da Família


Integração, interação, diversão e alegria. No sábado, 19 de maio, a EMEF Emanuel promoveu o seu Dia da Família. Na própria escola e posteriormente no pavilhão da Comunidade Luterana Emanuel, ocorreram atividades diversas, que envolveram equipe diretiva, professores, pais, alunos e comunidade em geral. 

          Na manhã, hasteamento de bandeiras, competições de laço em vaca parada e ping-pong. Os participantes ainda tiveram a disposição feira do livro itinerante, tenda de artesanato produzido na comunidade e desfile de moda, de duas vendedoras da região, no qual os alunos foram os modelos. Ainda, apresentação teatral sobre sustentabilidade rural, vinda da Escola Estadual Frederico Augusto Hanemann, de Vila Progresso, interior de Vera Cruz. Ao meio dia, todos puderam saborear um carreteiro feito no fogo de chão.

      Pela tarde, as atividades seguiram com as apresentações artísticas dos alunos participantes da oficina de dança do Programa Mais Educação, da prof. Luana Zinn e também com uma música em homenagem aos dia das mães, cantada e encenada pelos alunos da prof. Lersi Assmann.




       Temos ainda bastante material fotográfico, em áudio e vídeo, que está sendo organizado e aos poucos será postado no blog. Fiquem conectados com a gente!


sábado, 11 de maio de 2013

Homenagem para o Dia das Mães

        Os alunos da EMEF Emanuel, que participam da oficina pedagógica do Programa Mais Educação, produziram nesta terça-feira, sete de maio, sua homenagem ao Dia das Mães. Eles tinham cerca de duas horas para trabalhar e a proposta foi bem simples. Que utilizassem sua criatividade, para dizer o que sentiam pelas mulheres que lhe deram a vida. Alguns decidiram fazer cartões, outros gravar mensagens em áudio ou vídeo. Temos fotografias apenas das turmas de quarto e quinto ano. Mas também fizeram suas homenagens, os alunos do sexto, sétimo e oitavo ano, além da oitava série. Que todas as mães se sintam abraçadas e amadas por esse material, feito com singeleza e simplicidade, mas principalmente, honestidade. De filhos para suas mães.

        Para ouvir as mensagens dos alunos feitas em áudio, clique nos links abaixo. As fotos feitas durante a produção também estão postadas a seguir.

https://soundcloud.com/lejunhkerrporto-1/dia-das-maes-homenagem-alunos

https://soundcloud.com/lejunhkerrporto-1/dia-das-m-es-2




















quinta-feira, 18 de abril de 2013

Reunião do Grêmio Estudantil define campanhas para arrecadar materiais recicláveis


        Os alunos que compõe a nova diretoria do Grêmio Estudantil, acompanhados da professora responsável, Raquel Muradás, reuniram-se pela primeira vez após a posse, com o diretor Juliano Ottes e vice-diretora Márcia Luedtke, nesta quarta-feira, 17. Foi definida a realização de uma campanha de arrecadação de PET - pedido do Centro de Cultura da Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul. Também, o recolhimento de aparelhos eletrônicos em desuso, como pilhas, celular, rádios e outros.     
           Segundo o diretor Juliano, "estas ações visam conscientizar alunos e comunidade para a devida destinação do lixo e cuidado com o meio ambiente".

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Mutirão de pais e equipe diretiva faz melhorias na Emanuel

Pais e equipe diretiva realizaram no sábado, 13, um mutirão na EMEF Emanuel. Foram feitos diversos trabalhos, como a poda de árvores, limpeza do pátio, roçadas e reforma da pracinha. Em seguida atualizaremos este post com mais informações desta ação.

sábado, 6 de abril de 2013

Missa celebra Páscoa da EMEF Emanuel

     

        Para comemorar a Páscoa, na quinta-feira, 28 de março, a EMEF Emanuel realizou sua já tradicional Missa de Páscoa. A celebração ocorreu na igreja católica São José, na localidade de Reserva dos Kroth, sob o ministério do padre Laudenor Teloken. Entre os presentes, equipe diretiva, pais, alunos e comunidade. No final da missa, ainda foram entregues as Cestas de Páscoa, aos sorteados na rifa da escola.
        Abaixo confira o vídeo com a entrevista que os alunos Alex Winck e Mateus Schuck  realizaram com o padre Laudenor. Em seguida atualizaremos este post com novas entrevistas e informações do evento.

O diretor Juliano Ottes fez a entrega das cestas.


segunda-feira, 1 de abril de 2013

Quebra-cabeças animam intervalos do Mais Educação

Reportagem: Sabrina Barboza com a colaboração do oficineiro Leandro Porto



Nos dias de oficinas do Programa Mais Educação, os alunos permanecem em turno integral na Escola Emanuel. Este tempo livre proporciona à gurizada momentos de interação, companheirismo, jogos e alegria. Na terça, 19 de março, o grupo de alunos do 5º ano, formado pelos amigos Sabrina Barboza, Bruno Luz, Luis Kroth, Lucas Cortes, Kamily Maieron e Daniel Lenz divertiu-se montando três quebra-cabeças