Nosso Blog

Notícias e informações, sobre os principais fatos e acontecimentos que envolvem o meio escolar e o distrito de São José da Reserva, Santa Cruz do Sul - RS. A criatividade, ideias, escritos, vídeos, áudios e fotografias produzidos pelos alunos da EMEF Emanuel. Um canal de comunicação, de prestação de serviço, da escola à comunidade.

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Hoje na História: seis de agosto

EUA LANÇAM BOMBA ATÔMICA EM HIROSHIMA
06 de agosto de 1945


A primeira bomba atômica do mundo era lançada em um dia como este, no ano de 1945. Às 8:16, no horário japonês, um bombardeiro B-29 dos EUA, o Enola Gay, jogava a bomba atômica apelidada "Little Boy" sobre a cidade de Hiroshima. Cerca de 80 mil pessoas foram mortas em um resultado direto da explosão e outras 35 mil foram feridas. Ao menos 60 mil morreram até o final do ano por conta dos efeitos da bomba.

Havia 90 mil edifícios em Hiroshima antes do lançamento da bomba, apenas 28 mil permaneceram após o bombardeio. Dos 200 médicos da cidade antes da explosão, somente 20 sobreviveram ou ficaram aptos ao trabalho. Havia 1.780 enfermeiras antes, somente 150 puderam ajudar os doentes e feridos após o ataque.

MORRE O ESCRITOR JORGE AMADO, AOS 88 ANOS
06 de agosto de 2001


No dia 6 de agosto de 2001 morria, em Salvador (BA), Jorge Leal Amado de Faria, um dos grandes escritores brasileiros, vítima de uma parada cardiorrespiratória aos 88 anos. Jorge Amado é o autor com maior quantidade de obras adaptadas para a TV, como os casos dos sucessos Tieta do Agreste, Gabriela, Cravo e Canela e Teresa Batista Cansada de Guerra, além de Dona Flor e Seus Dois Maridos. Sua obra literária também foi adaptada para o cinema, teatro e serviu de inspiração para enredos de escolas de samba. Nascido em Itabuna (BA), no dia 10 de agosto de 1912, ele escreveu 49 livros, sendo alguns editados em 55 países, em 49 idiomas. Ele só foi superado em número de vendas pelo escritor Paulo Coelho. Seus livros têm como temas injustiças sociais, folclore, política, crenças e tradições e a sensualidade do povo brasileiro.


Pesquisa: Leandro Junhkerr Porto

Nenhum comentário:

Postar um comentário